AULA 8
- Patricia Silva
- 4 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Nesta aula aprendemos a criar uma rotina em AUTOLISP, para fazer um objeto tridimensional no AUTOCAD.
O AUTOLISP é uma linguagem de programação, e que se conseguirmos "dominar" minimamento pode ser muito útil.
Não serve apenas para criar objetos (como cadeiras) mas pode também resumir ações que precisem da utilização de 2 ou 3 comandos, por exemplo:
quando queremos transformar uma 3D POLYLINE em POLYLINE é uma ação em que precisamos de usar os comandos EXPLODE e depois JOIN, e pareecendo que não, dá algum trabalho, então existem muitas pessoas que resumem estas ações numa rotina de LISP.
Para a disciplina de MVTA temos de manipular uma rotina já fornecida pela profeessora (ou criar uma nova). A intenção é que a nova rotina possa ter algum grau de complexidade superior a esta já cedida.
Eu decidi fazer uma estante com 3 prateleiras.
A rotina divide-se em 2 partes:
1. recolha de informação: estes objetos devem ser parametrizaveis, e para isso o "criador" (nós) temos de pedir ao "utilizador" (quem for utilizar esta rotina) os dados necessários:
No meu caso, as informações que preciso são o comprimento, profundidade, altura e espessura da estante, e a distância entre prateleiras. No caso do utilizador não me fornecer estas informações eu certifico-me que o programa já tem essas informações (utilizando o «(If (=nil» no inicio e «(setq ....)» no fim da expressão.

2. com a informação que recolhemos do utilizador vamos manipula-la para fazermos o objeto.
Para fazer o meu objeto precisei de fazer BOXES para as laterais, topo, base, fundo e prateleiras, e COPY para repetir as prateleiras.
Também poderia usar COPY para repetir a base para o topo, e a lateral esquerda para a direita.

Neste código usamos uma expressão que define o ponto de inserção da estante como o ponto 0,0,0, e isso facilita-nos na utilização dos comando BOX e COPY porque podemos passar a usar o ponto 0,0,0 como referência.
A rotina em código:
A rotina utilizada:
Comments