AULA 3 (Tetraedro)
- Patricia Silva
- 16 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de mar. de 2021
Nesta aula fizemos 2 exercícios com o intuito de continuarmos a aprender os comandos essenciais para modelação.
O primeiro exercício foi a construção de um Tetraedro. Começamos por fazer um círculo e dividimo-lo em 3 partes iguais (com o comando divide). Ao unir esses 3 pontos temos o triângulo da base do nosso Tetraedro. Depois multiplicamos esse triângulo 3 vezes, e aprendemos 3 formas de o fazer:
fazendo uma copia do triangulo original (comando copy) e fazendo uma rotação controlada do novo triângulo (comando rotate> ref> [selecionamos o lado que queremos que rode]), e repetir o porcesso para as restantes faces do Tetraedro;
fando uma cópia do triangulo original e usando o comando align (align> [selecionar ponto no objeto que queremos alinhar] > [selecionar ponto de destino correspondente] > [respetir estes 2 passos para os pontos que quisermos]), e repetir estes comandos para os restantes triângulos;
fazendo uma cópia do triangulo original e usando o comando array (array> polar (selecionar o centro da circunferência)> items> 3) com este comando conseguims fazer logo as 3 faces restantes do tetraedro.
Seguidamente mudamos a ucs para que possamos fazer uma linha e uma circunferêcia auxiliares verticais, que são essenciais par conseguiros "levantar" as faces do tetraedro. A circunferência auxiliar tem o seu centro no ponto médio da base de um dos triângulos exteriores, e a linha deverá ser no centro da primeira circunferência.
O ponto onde a circunferência auxiliar e a linha auxiliar se encontram, é o vértice do tetraedro onde deveremos juntar as faces.
Para juntar as faces podemos usar os mesmos métodos que fizemos para replicar o nosso primeiro triângulo (à exceção do comando align que prossupõe que já tenhamos um objeto de referência).
Comentários